FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES CERTIFICA A COMUNIDADE QUILOMBOLA DO RIO DA PRATA

Por Graciano Caseiro

1º Encontro Palmares Itinerante / Rio de Janeiro, no dia 18 de abril de 2017 aconteceu o evento Palmares Itinerante no Rio de Janeiro que teve a frente o presidente da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo Oliveira que fez a entrega da certificação a Comunidade Remanescente Quilombola Dona Bilina do Rio da Prata. 
Durante toda a programação teve diferentes atividades tais como Sarau de Poetas, Estante para Todos, Encontro Literário com Tarde de autógrafos, Desfile de Mota Afro, Grupos Instrumentais e Grupos de Dança ....dentre outros.

A comunidade do Rio da Prata em campo Grande, Rio de Janeiro esteve presente para receber sua certificação tão desejada e, compareceu seu Presidente, Diego carreiro, vice-presidente, Caroline Rodrigues (tataraneta de Dona Bilina), Drª Rita de Cássia Caseiro, Diretora executiva da Agroprata, Alice Franco, animadora cultural, Graciano Caseiro, fundador da Folclórica Festa do Caqui Rio da Prata, este evento foi realizado no dia 18 de abril nas instalações do Museu do Amanhã, Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ.


O encontro Palmares Itinerante no Rio de Janeiro visou atingir principalmente lideranças comunitárias e culturais que promovem e dialoguem diretamente com o desenvolvimento de ações e cultura afro-brasileiras dentro do Estado do Rio de Janeiro além de pessoas interessadas. Inicialmente o evento recebeu cerca de 300 participantes neste dia.



OBJETIVOS
•Assegurar a efetivação de ações que promovam o reconhecimento, preservação, fomento e difusão do patrimônio e da expressão cultural dos e para os grupos que realizam atividades afro-brasileiras.
•Estabelecer mecanismos para a ampliação de programas dedicados á capacitação de profissionais para o ensino de história, arte e cultura africana e afro-brasileira assim como seu desenvolvimento dentro da rede pública de ensino.
•Realizar projeto escola com grupos e organizações coletivas que atuam diretamente na produção e difusão das artes e expressões culturais afro-brasileiras.
•Consolidar canais de disseminação das atividades realizadas pelos grupos, de forma a facilitar o intercâmbio cultural.
•Promover mecanismos coletivos para a troca de experiências e informações entre sociedade civil e órgãos governamentais.


PROGRAMAÇÃO - Dia 18/04/2017

12:00h às 13:30h Credenciamento / Apresentação artística

13:30h às 15:00h MESA DE ABERTURA: Diferentes contribuições institucionais para a valorização da cultura afro-brasileira
•Antônio Ricardo – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Negros –COMDEDINE
•Carlos Janan – Coordenaria Especial de Promoção das Políticas de Igualdade Racial – CEPPIR
•Elisa Larkin Nascimento – Instituto de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros – IPEAFRO
•Erivaldo Oliveira – Fundação Cultural Palmares - FCP
• Mônica da Costa – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN
•Nilcéa Freire ¬– Museu do Samba
•Nilcemar Nogueira – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – SMC-RJ

15:00h às 16:00h Coffeebreak com intervenções artísticas.

16:00 às 18:30h - 1ª MESA TEMÁTICA
•Financiamento de Ações Locais para os povos de matrizes africanas - Palestrante: Helena Theodoro (Professora e Pesquisadora da UERJ)
•Formas de financiamento privado, diversificação de financiamento através de instituições privadas, nacionais e internacionais - Palestrante: Mônica da Costa (Profª e Diretora do IPHAN)
•Interlocução entre as esferas de poder para a construção de políticas públicas nacionais de cultura - Palestrante: Nilcéa Freire (Professora da UERJ e Diretora do Museu do Samba)

18:30h às 19:00h ENCERRAMENTO com Desfile de Moda Afro e Intervenções Artísticas.


REALIZAÇÃO/ COORDENAÇÃO - SETORIAL DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS : Pituka Nirobe ( Conselheira Nacional /RJ)
- Órgão integrante do Ministério da Cultura que propõe a formulação de políticas publicas promovendo a articulação e o debate dos diferentes níveis do governo e sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e fomento das atividades culturais no território nacional. Composto por representantes do Poder Público Federal, Estadual e Municipal, e da Sociedade Civil, o plenário congrega representantes de vários setores artísticos.

PARCERIAS
FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES: Erivaldo Oliveira (Presidente) - Tem por finalidade promover e preservar a cultura afro-brasileira. Preocupada com a igualdade racial e com a valorização das manifestações de matriz africana, a Palmares formula e implanta políticas públicas que potencializam a participação da população negra brasileira nos processos de desenvolvimento do País.

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DO RIO DE JANEIRO: Nilcemar Nogueira (Secretária Municipal de Cultura / RJ) - tem por finalidade dialogar com as esferas Governamentais e Sociedade Civil, Ongs, Gestores Culturais, Produtores Artísticos, Comunidades Quilombolas, Movimento Negro, Mulheres Negras, Capoeira, Povos de Terreiro e Comunidades de Matrizes Africanas fortalecendo todas as manifestações artístico- culturais de nossa cidade.

AGRADECIMENTO ao Instituto Panela de Barro.
https://www.facebook.com/paneladebarroinstitutoetnicoculturaleambiental/








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRICO DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOLA DONA BILINA DA SERRA DO RIO DA PRATA DE CAMPO GRANDE

ESCOLA DE MÚSICA JOÃO BATERA - RIO DA PRATA - CAMPO GRANDE - RIO DE JANEIRO

Rogério Rocal - Representante do Bairro do Rio da Prata