O inicio de tudo...
ANTIGO RIO DA PRATA
Uma história de vida saudável
Por Graciano Caseiro
Recentemente aconteceu um censo que indicou os seguintes resultados na
região do Rio da Prata em Campo Grande, RJ, Brasil. Existem 15 Membros
fundadores desde 2000 e mais 20 associados na Associação de Agricultores e
Produtores Orgânicos do Maciço da Pedra Branca (Agroprata), somando a
agricultura familiar aproximadamente 180 famílias de pequenos agricultores e
produtores do Parque Estadual da Pedra Branca, através da adoção de
práticas orgânicas, do beneficiamento da banana e do caqui e da conservação do
ecossistema local.
Temos um número de 3.800 moradias na região e aproximadamente 11.560
pessoas residentes naquela área conhecida como Point Cultural e Gastronômico do
Rio da Prata na Zona Oeste Carioca.
Perspectivas:
- ampliar o número de famílias participantes e envolver os jovens da
comunidade local no projeto de Inclusão Digital.
- fortalecer o processo associativo e cooperativo dos produtores e
agricultores.
- atrair novos consumidores e novos associados, colaboradores.
- estreitar parcerias com a sociedade civil, empresas, centro sociais,
universidades, comércio local, Ongs e os órgãos públicos.
Conquistas:
- ações conjuntas - a adoção de trabalho em mutirão para manejo dos
bananais, elaboração de caldas orgânicas e com postagem são soluções para a
falta de mão de obra, além de fortalecerem os vínculos entre os componentes do
grupo. Atualmente, eles produzem a Banana Passa, o Caqui Passa e sua mais nova
experiência Vinagre de Caqui.
- mulheres na orgânica - várias agricultoras estão desidratando banana,
caqui e vinagre de caqui agregando valor ao que produzem.
Implantada como uma Associação dos Agricultores Orgânicos da Pedra
Branca, comercialmente denominada, (Agroprata). Em Novembro de 2000, os
agricultores do Rio da Prata de Campo Grande, resolvem criar a sua Associação
para produzirem e cultivarem alimentos orgânicos, trabalhando pela conservação
e recuperação ambiental do Maciço da Pedra Branca, pelo lado do Rio da Prata em
Campo Grande, RJ. Oficialmente na data de 18 de Novembro de 2003.
Sua localização é na estrada da Batalha, 204 ou caminho da virgem Maria.
Como o local é reconhecido pela população local.
Específicos:
- Estimular a valorização da produção local;
- Contribuir para melhorar a boa colheita nas comunidades envolvidas,
visando o avanço;
- Proporcionar às famílias da nossa sociedade do Rio da Prata em Campo
Grande, uma diversão, com ritmos diversificados de vendas dos produtos
orgânicos;
- Introduzir hábitos saudáveis como o alimento nas famílias da produção
rural;
- Incentivar a ouvir e curtir o melhor da inclusão digital por meio de
processo educativo, cultural e social;
- Apoiar a auto-sustentabilidade via a produção de cursos para a
comunidade local;
- Garantir a participação da comunidade, de forma a manter, preservar e
resgatar a cultura promovendo um projeto de cunho educacional, social e
artístico;
PÚBLICO ALVO:
- Grupos sociais, educacionais, familiares, culturais e artísticos,
adolescentes, jovens e adultos, comunidade local, trabalhadores formais e
informais, idosos e pessoas situadas nas roças e sítios no Maciço da Pedra
Branca.
PERFIL DO PÚBLICO:
- Dados de pesquisas recentes sobre o povo do entorno do Maciço da Pedra
Branca, lado do Rio da Prata de Campo Grande, RJ, apontam à média de idade é de
22 anos na Região.
- Aqueles que têm o 2º grau completo são 25%.
- Nível superior completo 8% e 2% são pós-graduados.
- Tem automóveis 25% e 68% são de evangélicos que os possuem.
- Que possuem celulares 65%.
- Planos de saúde 12% da população.
- Conta corrente mais de 21% a possuem.
- Mais de 32% do povo faz algum tipo de investimento financeiro.
- Possuem computador com alguma Operadora de 82% e, discada 18% no Rio
da Prata.
Influências na hora de comprar:
- 58% a família.
- 33% os amigos.
- 39% experiências anteriores.
- 46% televisão.
- 25% jornais de bairros e 18% jornais de grande circulação.
- 42% revistas regionais e segmentadas.
- 28% rádios comunitárias e 19% rádios comerciais.
- 39% Internet (BLOG e Sites).
Hábitos e atitudes frente ao consumo:
- Os moradores e agricultores não compram marcas desconhecidas por causa
de economizar, não! São fiéis as marcas que gostam. Planejam bem a compra de
produtos de boas procedências mais de 42%.
- Procuram ofertas especiais e descontos 38%. Leem as informações dos
rótulos dos produtos 25%.
- Acham que produtos poluentes ao meio ambiente devem ser proibidos mais
de 67% e que os produtos orgânicos são excelentes mais de 78%.
- Gostam de estar em dia com a moda e estilo 28%. Dão valor a indicações
de amigos conhecidos sobre as propagandas da mídia 29%.
Fonte: Associação de Moradores, Comércio local, Escolas e Associação dos
Produtores Orgânicos e Movimento de Cultura do Rio da Prata.
Encontramos os produtores da Agroprata como os maiores vendedores de
Caqui e Banana Orgânica do Rio de Janeiro, vendendo legumes, frutas e verduras
fresquinhas cultivadas sem o uso de agrotóxicos, sem adubos químicos e livres
de transgênicos. Por isso, trazendo mais saúde pra você, sua família, para o
povo da zona oeste e todo o nosso planeta. Também temos laticínios orgânicos,
peixes criados com alimentos orgânicos, frangos e ovos produzidos sem hormônios
e antibióticos, mel orgânicos, sucos, vinhos e muito mais. Para a natureza as
aparências nunca enganam produto e alimento orgânico. Melhor para a vida,
produzido em harmonia com o meio ambiente.
FEIRA ORGÂNICA DO RIO
DA PRATA
Todos os Domingos das 7 às 14 horas, Espaço Farol da Prata na Estrada da
Batalha, 202 A.
Contatos:
Rita Caseiro – Diretora Executiva da AGROPRATA.
Informações: 21- 99943 9537
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